Notícias

Jornal da Alcar - Setembro / 2022 - Editorial

Um legado pós-pandemia

A diretoria liderada pela professora Christina Ferraz Musse, que tomou posse em 2019, não fazia ideia do turbilhão de desafios que iria enfrentar nos anos de 2020 e 2021, com a pandemia da COVID-19. Hoje, podemos seguir em frente, com a certeza de que aprendemos muito nesse período pandêmico e continuaremos a aprender nesse novo normal que vivenciamos.

Para uma entidade acadêmica como a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular a pesquisa, a extensão e organizar eventos para desenvolver esse campo de investigação científica, todos os processos e atividades foram reconfigurados para o modelo remoto. Desta forma, a tecnologia se mostrou cada vez mais necessária, devido ao momento de isolamento que nos foi imposto em prol da nossa própria saúde. E, nesse contexto, a diretoria da Alcar iniciou o processo de criação de um novo site, com a migração de todo o conteúdo do site anterior, que já tinha registrado a trajetória e a memória de duas décadas da instituição acadêmica. Foi um enfrentamento tanto da pandemia, quanto da tradição, a partir da proposta de migração para um sistema que desse maior autonomia para a Alcar e a colocasse em pé de igualdade com as demais associações científicas brasileiras. A diretoria da Alcar aceitou o desafio e enfrentou todo um processo minucioso, para concretizar um sonho acalentado por meses de trabalho e dedicação.

O processo de transição entre o site anterior e o atual vem se desenrolando ao longo de todo o ano de 2022, com uma equipe multidisciplinar que reúne técnicos, profissionais e membros da diretoria da Alcar, que não mediram esforços para que todo o trâmite ocorresse de forma harmônica. E hoje é o dia de fazer a transição para o futuro, apresentando um site com tecnologia mais moderna, que permite maior conexão e mobilidade para acessar os dados e as informações da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar. A partir de agora, novas práticas de comunicação conectada estarão disponíveis no novo site da Alcar, para agilizar os processos e agregar cada vez mais estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e interessados em História da Mídia.

Expediente

Conselho editorial: Christina Ferraz Musse, Valci Zuculoto, Antonio Hohlfeldt, Edna Mello, Cláudia Albuquerque Thomé e Igor Sacramento.

Edição: Valquíria Aparecida Passos Kneipp

Equipe editorial Jornal da Alcar: Ana Paula Dessupoio, Luciana Salviano, Williany Bezerra, Luciana Mendes Fonseca e Renato Ferreira de Moraes. 

Desenvolvimento do site: Márcio Henrique de Oliveira

Contato: jornalalcar@gmail.com