Convidados

Convidados - XIII Encontro Nacional de História da Mídia

Mesa da Rede Latino-americana de História da Mídia (RLAHM)

Marialva Carlos Barbosa

Professora titular da Escola de Comunicação e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar -, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom -, e  é coordenadora da Rede Latino-americana de História da Mídia –  Rlahm. Autora de vários livros.

Ana Paula Goulart Ribeiro

Professora associada da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Coordenadora da Rede Latino-americana de História da Mídia – Rlahm. Autora de vários livros.

Eduardo Gutierrez

Professor do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá (Colômbia). Coordenador do Grupo de Trabalho de História da Comunicação do Congresso Íbero-americano de Comunicação – Ibercom -. Coordenador da Rede Latino-americana de História da Mídia – Rlahm.

Mirta Varela

Pesquisadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas – Conicet -, no Instituto de Investigações Gino Germani da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Foi professora titular da Cátedra de História dos Meios de Comunicação, na Universidade de Buenos Aires; professora visitante, na Universidade de Paris VIII, França, e na Universidade Livre de Berlim, Alemanha, entre outras.

Celia del Palacio

Membro do Sistema Nacional de Investigadores, da Academia Mexicana de Ciência, e do PEN México. Membro fundador da Academia Jalisciense de Ciência. Desde 2018, é coordenadora do Grupo Temático História da Comunicação, da Associação Latino-americana de Investigadores de Comunicação (Alaic).

Monica Maronna

Professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade da  República, em Montevidéu, Uruguai. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História dos Meios e Patrimônio Sonoro. Representante da Rede Íbero-americana de Patrimônio Audiovisual e Sonoro da Universidade Nacional Autônoma do México – Unam -, no Uruguai.

Mesa 1 – Experiências negras, escritas de si e do outro

Marialva Carlos Barbosa

Professora titular da Escola de Comunicação e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – Alcar -, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom -, e  é coordenadora da Rede Latino-americana de História da Mídia –  Rlahm. Autora de vários livros.

Alexandra Lima da Silva

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ -, tem diplomas de Bacharelado e Licenciatura em História, pela Universidade Federal Fluminense – UFF -, instituição na qual concluiu o mestrado em História.  Fez estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Alcalá, Espanha. Foi professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT -. Desde 2015, leciona na Faculdade de Educação, e é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Foi professora visitante na Universidade de Illinois, Estados Unidos. Tem grande produção acadêmica.

Elson de Assis Rabelo

Pesquisador colaborador do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto do Colegiado de Artes Visuais e do Curso de Licenciatura em História, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Coordenador Institucional do Doutorado Inter-institucional em Artes Visuais UFRJ/Univasf. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio doutoral na Escola Nacional de Antropología e História, na Cidade do México. Pesquisador do CNPq, com grande produção científica.

Palestra de Abertura:

Louis M. Maraj

Nascido em Trinidad e Tobago, no Caribe, América Central, Louis M. Maraj pensa, cria e discute os Estudos Negros (Black Studies), retórica, mídia digital e pedagogias críticas. Ele é professor assistente na Escola de Jornalismo, Redação e Mídia da Universidade de British Columbia, Vancouver, Canadá. Sua bolsa de estudos aborda especificamente o anti-racismo, anti-negritude e a forma expressiva. O livro de Maraj “Black or Right: Anti / Racist Campus Rhetorics” (2020) explora noções de negritude em instituições educacionais historicamente brancas. Os ensaios mais recentes de Maraj podem ser encontrados em “Precarious Rhetorics” (2018), “Prose Studies” (2019) e “Women’s Studies in Communication” (2020), enquanto os próximos trabalhos aparecerão em uma série de publicações de estudos de retórica e escrita, como “Self + Culture + Writing” — e fóruns interdisciplinares — como o “The Routledge Handbook of Police Brutality in America”.

Mesa 2 – Processos de racialização do ódio e da violência

Juremir Machado da Silva

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social de 2003 a 2014. Graduado em História e em Jornalismo pela PUCRS, é doutor em Sociologia pela Universidade Paris V, René Descartes, Sorbonne. Também fez pós-doutorado na França. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Tem vários livros publicados, com relevante produção científica.

Silvino Lopes Évora

Licenciado em Jornalismo (Univ. Coimbra), pós-graduado em Jornalismo Judiciário (Univ. Católica Portuguesa), mestre e doutor em Ciências da Comunicação (Univ. Minho), em Portugal, Silvino Lopes Évora é professor da Universidade de Cabo Verde, na África, onde é diretor do Mestrado em Jornalismo Econômico e Informação Financeira. Foi consultor das Nações Unidas para a Comunicação e para o Desenvolvimento, na Guiné-Bissau. É presidente da Associação Cabo-verdiana de Ciências de Comunicação, com vários livros, artigos publicados, e comunicações científicas feitas entre Portugal, Cabo Verde, Brasil e Galiza, comunidade autônoma espanhola.

Wedencley Alves Santana

Professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF -, na graduação e pós-graduação. É mestre em Comunicacão pela Universidade Federal Fluminense  – UFF –  e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp-, com pós-doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris, França. Foi professor e pesquisador visitante nas Universidades de Toulon, França, e São Petersburgo, Rússia, em 2018. Tem relevante produção acadêmica.

Mesa 3: Branquitude e (bio)políticas do branqueamento

Liv Rebecca Sovik

Graduada em Letras de Língua Inglesa pela Yale University, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professora titular da Escola de Comunicação da UFRJ. Organizou a coletânea de trabalhos de Stuart Hall, Da diáspora: identidades e mediações culturais (UFMG, 2003, 2006), e é autora de Aqui ninguém é branco (Aeroplano, 2009) e Tropicália Rex (Mauad, 2018). Embora não seja historiadora por formação, desde o doutorado lança mão da contextualização histórica como fundamental para pesquisas em comunicação e cultura.

Fernanda Carrera

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense(UFF), professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Líder do LIDD – Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (UFRJ). Pesquisa raça, gênero e interseccionalidades na cultura digital.

Lourenço da Conceição Cardoso

Professor do Instituto de Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus de Araraquara. Autor do livro O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre o pesquisador branco que possui o negro como objeto científico tradicional. A branquitude acadêmica. Volume 2. Curitiba. Editora Appris, 2020.

Apoio: