Você está visualizando atualmente Inscrições abertas para os encontros regionais da Alcar 2022

Inscrições abertas para os encontros regionais da Alcar 2022

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
Previous slide
Next slide

Como já é tradição, a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) realiza a cada dois anos os seus encontros regionais. Em 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, os encontros foram realizados pela primeira vez de maneira remota, e agora em 2022 o formato continua nas regiões Sul e Nordeste. Já o encontro da região Sudeste será realizado de maneira presencial, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Os encontros terão como tema central o bicentenário da Independência do Brasil.

O objetivo dos encontros é reunir investigadores que realizam pesquisas que aproximam os campos da História e da Comunicação, procurando sanar lacunas existentes na historiografia da área por todo o país. A intenção das instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício à troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre História da Comunicação em todas as suas possíveis nuances.

O VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2022, de forma presencial e gratuita. As inscrições já estão abertas aos participantes (como ouvintes) e também para os interessados em submeter trabalhos aos Grupos de Temáticos (GTs), mesas-redondas, lançamento de livros, oficinas e palestras, e devem ser realizadas até 30 de setembro de 2022. Como novidade, a Alcar Sudeste 2022 apresenta a Sala do Podcast com gravações de depoimentos dos participantes durante o evento. Para 2022, o Alcar Sudeste apresenta o tema Reinventando as Independências: Conquistando novas democracias.

O IX Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL), será organizado pela Uninter de Santa Catarina e ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro de 2022, de forma remota, tendo como tema central Mediações e midiatização: o papel da mídia sulista no bicentenário da independência. As submissões seguem até o dia 29 de setembro de 2022. As inscrições para participantes ouvintes podem ser feitas até o dia 25 de outubro de 2022 e os valores variam entre R$10,00 e R$30,00 a depender da categoria do participante.

A VII ALCAR Nordeste acontece nos dias 20 e 21 de outubro de 2022 e terá como tema Reinventando as independências: conquistando novas democracias. O encontro será na modalidade remota, de forma gratuita e são aceitas propostas de professores e pesquisadores (graduados, mestres ou doutores) e estudantes de pós-graduação (cursando especialização, mestrandos e doutorandos). Estudantes de graduação só podem submeter artigos em coautoria com seus professores/pesquisadores orientadores. Também são bem-vindos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia. O evento está sob a organização dos cursos de Jornalismo e dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, e Universidade Federal de Sergipe. As submissões de trabalhos seguem até o dia 25 de setembro e os participantes ouvintes podem se inscrever até o dia 18 de outubro de 2022.

Já os encontros regionais das regiões Norte e Centro-oeste ainda não têm data definida.

Serviço: