Depois de dois anos sem encontros presenciais, o VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia volta ao modelo presencial e reuniu os pesquisadores de comunicação na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, com uma programação variada e ainda conta com uma novidade, a Alcar Sudeste 2022 apresenta a Sala do Podcast com gravações de depoimentos dos participantes durante o evento. Para 2022, o Alcar Sudeste apresenta o tema Reinventando as Independências: Conquistando novas democracias.
A palestra de abertura, trouxe como tema o centenário do rádio no Brasil. A palestra “Muito mais que 100 anos do Rádio no Brasil: ruídos e histórias” será ministrada pela professora doutora Valci Regina Mousquer Zuculoto (UFSc) e mediada pelo professor doutor Pedro Serico Vaz Filho (FMU FIAM FAAM).
Além das apresentações de trabalhos nos GTs e mesas de debate, a programação conta com palestras e oficinas ao longo dos dois dias de evento. Para participar das oficinas é necessária a inscrição prévia, por meio do formulário a seguir: https://forms.gle/j7MUhX9NSmghQpUN7
O encontro encerrou no dia 01 com a palestra “A voz e a vez da televisão no Brasil: dos
pioneiros ao legado de Mário Fannuchi”, que será ministrada pela professora doutora Valquíria Aparecida Passos Kneipp (UFRN) e mediada pelo professor doutor Luiz Fernando Santoro (USP).
DEMAIS ENCONTROS
Os encontros das demais regiões aconteceram entre os meses de outubro e novembro, com destaque para a região Norte, que celebrou os 200 anos de imprensa na Amazônia.
Além de celebrar os 200 anos da independência do Brasil, o encontro regional norte relembrou os 200 anos da atividade de imprensa na Amazônia, na época a região era conhecida como província do Grão-Pará. Em reconhecimento à importância de tais acontecimentos e em busca de fomentar estudos históricos sobre os meios de comunicação na região, o 7º Encontro Regional Norte de História da Mídia, trouxe como tema “200 anos de Independência do Brasil e de imprensa na Amazônia”. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, de forma presencial e online, sediado pela Universidade Federal do Pará, em Belém. Com palestras como “Imprensa e Independência: 200 anos de história na Amazônia”, ministrada pelo Prof. Dr. Geraldo Mártires Coelho; e “Desafios da imprensa na Amazônia, ontem e hoje: 200 anos de história” ministrada pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto.
No início de novembro, ocorreu o 6° encontro regional centro-oeste de história da mídia, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O encontro foi sediado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e teve como tema os 200 anos da independência do Brasil e da Semana de Arte Moderna de São Paulo, eventos emancipadores que marcam sobremaneira a história do país e da cultura brasileira. O tema central proposto pela direção nacional da Rede Alcar para os eventos regionais deste ano foi, “Reinventando as independências: conquistando novas democracias”. Nessa perspectiva, o Encontro foi um espaço para refletir sobre a importância da mídia e da cultura como importantes agentes de promoção e de transformação de questões políticas, econômicas, sociais e culturais do País ao longo destes dois séculos.
Já em outubro foi a vez do Sudeste e Nordeste sediarem seus encontros, ambos homenageando o bicentenário da independência do Brasil e discutindo novas democracias e os rumos da comunicação.