Manifesto e o lançamento de conteúdos marcam os 125 anos da primeira transmissão de voz sem fio no mundo
A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) lança a “Carta de São Paulo”. O documento reconhece o pioneirismo do padre gaúcho Roberto Landell de Moura na primeira transmissão de som de um ponto a outro, ocorrida em 16 de julho de 1899, em São Paulo.
A Carta referenda os experimentos de Landell na emissão de sons e música ponto a ponto, sem a utilização de fios. A ALCAR lidera o manifesto que conta com a assinatura de entidades ligadas à pesquisa em rádio e mídia sonora no Brasil: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom, GI da Radio y Medios Sonoros da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (ALAIC), Grupo de Trabalho Estudos Radiofônicos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e Rede de Pesquisa em Radiojornalismo RADIOJOR da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Para marcar a data, a Associação lança dois novos espaços para diálogos sobre a História da Mídia:
ALCAR Entrevista
A estreia do canal do You Tube da ALCAR é com o pesquisador e jornalista Hamilton Almeida, estudioso da vida e obra de Landell de Moura, mediado pelo professor e pesquisador Luciano Klöckner. A proposta é abrir espaço para que os GTs da ALCAR entrevistem convidados (as) sobre a História da Mídia.
Podcast Sons da História
O produto criado pelo GT História da Mídia Sonora tem o objetivo de registrar marcos importantes na história do rádio, por meio de diálogos entre pesquisadores(as) e convidados(as). O episódio 1 aborda os 125 anos da primeira transmissão sem fio no mundo.
Leia a “Carta de São Paulo”:
Subscreva a “Carta de São Paulo”: