Que as festas de fim de ano e 2026 sejam marcados pelo Esperançar de Paulo Freire: não a espera passiva, mas a ação de levantar-se, construir e unir forças em prol do conhecimento e da coletividade.
“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” (Paulo Freire – Pedagogia da Esperança, 1992).
A diretoria da ALCAR, junto com associados(as) e parceiros(as), deseja que o novo ano seja um marco para o fortalecimento da pesquisa científica. Que nossa dedicação acadêmica continue a iluminar a preservação da memória e a análise da história da mídia, fundamentais para compreendermos nosso tempo.
Reafirmamos nosso compromisso com a construção de um mundo mais igualitário. Acreditamos que o acesso ao saber e a valorização da diversidade de narrativas são caminhos essenciais para reduzir as assimetrias sociais e promover uma sociedade mais justa e equilibrada.
Que nossas ações, dentro e fora do ambiente acadêmico, contribuam para a preservação do meio ambiente e proteção do planeta, somem pela equidade de gênero, raça e etnia, pelo respeito à diversidade, soberania dos povos e direitos fundamentais, contra retrocessos autoritários e impunidades…
Enfim, para defender a democracia, garantindo que o futuro que pesquisamos e construímos seja efetivamente civilizatório, igualitário, viável, próspero, solidário, plural.
Sigamos produzindo ciência com ética e responsabilidade.
Que 2026 seja um ano de descobertas transformadoras, diálogos inclusivos e grandes conquistas para a comunidade acadêmica e a sociedade do Brasil e do mundo.
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, belos e inovadores horizontes!
Dezembro de 2025.
ALCAR – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia
Gestão 2023-2027