No momento, você está visualizando A ALCAR lamenta a morte do professor Paulo Vaz

A ALCAR lamenta a morte do professor Paulo Vaz

  • Autor do post:

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) lamenta e se une à dor da comunidade acadêmica pela morte do professor Paulo Bernardo Ferreira Vaz, aos 76 anos, nesta sexta-feira (26/12), em decorrência de complicações cardíacas. Aposentado da Fafich UFMG, atuava como professor visitante na Universidade Federal de Ouro Preto desde 2024. 

Paulo B., como era carinhosamente chamado, esteve conosco durante XV Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2025, realizado na UFOP, em Mariana (MG), de 27 a 29 de agosto 2025.

Natural de Divinópolis, no Centro-oeste de Minas Gerais, dedicou-se à área da Comunicação por mais de 50 anos. Graduou-se em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1974), realizando seu mestrado em Editoração e Audiovisual (1980), diplomado em Estudos Aprofundados (DEA) em Audiovisual e Telemática (1981), doutorado em Comunicação e Educação (1983) pela Université de Paris XIII (Paris-Nord), e concluindo o pós-doutoramento pela Universidade do Minho (2010). Além da UFOP, onde se encontrava no momento, após a aposentadoria da UFMG, também atuou como visitante no PPGJor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade FUMEC – Fundação Mineira de Educação e Cultura.

Paulo B. deixa um legado de grandes contribuições aos estudos da Comunicação e à formação de gerações de estudantes e pesquisadores/as. Também será sempre lembrado como uma pessoa doce, gentil, amável, bem humorada e animada.

Paulo Bernardo Ferreira Vaz deixa o companheiro Julian, colegas, alunos/as e toda uma comunidade acadêmica com quem sempre compartilhou conhecimentos. 

Nossa solidariedade neste momento.