No momento, você está visualizando ALCAR comunica e lamenta a morte do seu vice-presidente, Igor Sacramento.

ALCAR comunica e lamenta a morte do seu vice-presidente, Igor Sacramento.

Perdemos um grande pesquisador, colega insubstituível e amigo querido!

É com imensa tristeza e o coração partido que comunicamos e lamentamos a súbita e prematura morte do vice-presidente da ALCAR (2023-2027), Igor Pinto Sacramento, aos 41 anos, causada por uma meningite bacteriana. Ele se encontrava em Paris, como sempre atuante, produtivo e feliz, realizando pós-doutorado, iniciado em final de 2024, na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pesquisador do seu Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde (Laces/Icict/Fiocruz), Igor Sacramento também atuava como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e foi seu coordenador de 2020 a 2024, entre outras funções na instituição.  Integrava, ainda, o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. 

Na ALCAR, também foi diretor de Relações Internacionais (2019-2023) e coordenador do GT de História do Jornalismo (2016-2019). Recentemente foi um dos(as) candidatos(as) ao CA da Comunicação no CNPq que obteve mais apoios.

Igor dedicou sua carreira ao avanço dos estudos na interface entre comunicação e saúde. Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a excelência acadêmica, pela dedicação à formação de novos(as) pesquisadores(as) e pelo incansável esforço em construir conhecimento de alto impacto social.

Neste momento de profunda tristeza e consternação, a ALCAR presta toda sua solidariedade à família, amigos(as), colegas de trabalho e à toda a comunidade acadêmica e científica, que perde uma referência ética e intelectual inestimável.

Reforçamos nosso compromisso de honrar e perpetuar o legado de Igor Sacramento, mantendo vivos seus ideais, valores e a paixão que sempre demonstrou pelo desenvolvimento da pesquisa em comunicação, saúde e história da mídia. Que suas contribuições continuem servindo de inspiração.

 

Diretoria da ALCAR
Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

Deixe um comentário