Você está visualizando atualmente ALCAR é uma das signatárias da Carta Aberta à CAPES e ao CNPq

ALCAR é uma das signatárias da Carta Aberta à CAPES e ao CNPq

• Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) é uma das 26 signatárias de uma carta aberta às presidências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em que se pede atenção para alguns pontos da Chamada CNPq/CAPES nº 30/2023 – Programa Editorial. São pontos que merecem ser revistos para que um número maior de publicações da área de Humanidades possa submeter suas propostas à chamada que contempla a divulgação científica, “atividade de importância estratégica para o amplo acesso às pesquisas realizadas no país”.

Na carta, as quase três dezenas de entidades propõem que “seja repensado e revisto um critério arbitrário e absolutamente excludente que, caso seja mantido, inviabilizará a participação ampla e igualitária de centenas de propostas oriundas de editoras e de editores de periódicos da área de Linguística e Literatura – e outras áreas”. Alertam que centenas de periódicos, neste momento, “encontram-se cerceados de participar de uma chamada pública para financiar a difusão científica brasileira em áreas de importância estratégica para a pesquisa científica e a formação de pesquisadoras e de pesquisadores em todo o país.”

A Carta Aberta às presidências da CAPES e do CNPq pode ser lida aqui.