Você está visualizando atualmente Comunicação, História e Memória em Congresso Internacional

Comunicação, História e Memória em Congresso Internacional

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

De 14 a 15 de setembro de 2023, na sede da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, ocorrerá o XVIII Congresso  Internacional Asociación de Historiadores de la Comunicación (AsHisCom).

https://www.ashiscom.org/

A proposta do congresso é debater a produção da memória coletiva no espaço ibero-americano, promovendo a busca e a análise de políticas de “justa memória” que abarquem o estudo plural e inclusivo de movimentos e atores sociais, representações midiáticas, arquivos, museus e demais perspectivas relacionadas à produção e à comunicação da memória.

Com uma agenda multidisciplinar, o congresso permite a exploração de novos caminhos metodológicos que incorporem diversos campos do saber e que atentem para as contínuas redefinições, apropriações e negociações dos lugares da memória e do conhecimento histórico que se relacionem com os movimentos de (re)democratização das sociedades e com as novas disputas de protagonismo.

O congresso é organizado pelo grupo Media & Jornalismo (M&J), cuja atividade de pesquisa é desenvolvida em torno de duas áreas principais, quais sejam, Estudos do Jornalismo e Mídia e Sociedade. O grupo privilegia uma abordagem crítica e interdisciplinar dos discursos, contextos e práticas dos media, focando-se nos impactos sociais e políticos da mediatização que
caracteriza a experiência moderna.

O congresso propõe aos participantes a questão de como construir e comunicar memória a partir da história da comunicação, e se encontra aberto para a exploração das seguintes linhas investigativas:

Media como criadores, reprodutores e mediadores da memória histórica e democrática;
Memórias dos processos de transição na História;
Memória e discursos;
Memórias invisibilizadas na história social da comunicação (séculos XVI-XX);
Memórias, representações culturais e/ou discursivas e práticas políticas na História.

Além disso, o congresso está aberto para receber um painel destinado a acolher investigações centradas nos diálogos ibéricos ou diálogos ibero-americanos, assim como suas afinidades e contrastes. Inclusive, serão consideradas apresentações focadas nos temas paralelos habituais nos congressos AsHisCom, designadamente sobre biografias e percursos de comunicadores/jornalistas e outros atores do espaço público, além de estudos metodológicos e teóricos sobre a história da comunicação.

A submissão dos resumos é feita de forma online através da plataforma Easychair, até o dia 28 de fevereiro de 2023, no link: https://easychair.org/account/signin