A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lançou em julho de 2022 o livro intitulado “Xeque Mate: A experiência de aprender, produzir e realizar um programa de entrevista na TV Universitária RN”. A publicação conta com organização da integrante da ALCAR, a Profª. Drª. Valquíria Aparecida Passos Kneipp, bem como os doutorandos do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (UFRN): Alexandre Ferreira Mulatinho, Renato Ferreira de Moraes e Emily Gonzaga de Araújo. O livro sintetiza as experiências na docência assistida da disciplina ofertada pelos cursos de Comunicação da universidade em que se produz o programa jornalístico “Xeque Mate” no de 2018.
O ano marcou a comemoração dos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dessa forma, os programas Xeque Mate realizados nesse ano tiveram como objetivo homenagear a Universidade, com uma série de entrevistas especiais com profissionais que fizeram parte da história dela. O programa Xeque Mate integra a programação como os demais da grade da emissora TV Universitária, além de ser um produto jornalístico com natureza acadêmica, uma vez que os estudantes de graduação pautam, produzem e o realizam.
O Livro em sua primeira parte traz as reflexões da experiência do programa dos organizadores em dois capítulos: Xeque Mate: Aprender fazendo um programa televisivo como estratégia de transmidiação; e Xeque Mate: Relatos da experiência do estágio de docência. Na segunda parte estão os programas veiculados no primeiro semestre de 2018, em mais 18 capítulos. Há também ponderações relatadas pelos próprios estudantes que passaram pela experiência do Xeque Mate, a partir de bastidores e experiências nas temporadas do programa.
O programa Xeque Mate é a prática curricular em atividade mais antiga do curso de Comunicação Social da UFRN, se originando em 1972 na antiga Faculdade Eloy de Souza. As entrevistas contam com a primeira reitora da UFRN (2011-2019), Ângela Maria Paiva Cruz, além do ex-reitor da UFRN (1979-1983), presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras e autor da apresentação do livro, Diógenes da Cunha Lima. Cada capítulo condensa e adensa informações, dados e detalhes dessa trajetória em diferentes momentos da história.