Você está visualizando atualmente Valci Zuculoto, presidenta da ALCAR, é vencedora do Prêmio Luiz Beltrão na categoria Maturidade Acadêmica 2024

Valci Zuculoto, presidenta da ALCAR, é vencedora do Prêmio Luiz Beltrão na categoria Maturidade Acadêmica 2024

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Reconhecimento pelo trabalho e pesquisas realizadas é concedido pela Intercom

A professora, pesquisadora e presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), Valci Zuculoto, é vencedora do 26º Prêmio Luiz Beltrão na categoria Maturidade Acadêmica, concedido ao conjunto da obra de um pesquisador sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional. Na categoria Liderança Emergente o prêmio foi para o professor doutor Álvaro Bufarah Júnior.

Ambos pesquisam rádio e mídias sonoras, e tem uma longa trajetória de atuação no GT História da Mídia Sonora da Alcar, GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom, na Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e integram a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rubra).

O Prêmio Luiz Beltrão é concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 1998 e tem 4 categorias. As indicações partem da comunidade da Intercom e a escolha dos vencedores é feita por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da Intercom, pelo atual presidente da entidade e pelos vencedores em todos os anos do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”, que estão em dia com as obrigações estatutárias.


Vencedores do Prêmio em 2024:

Categoria Instituição paradigmática

Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

Categoria Grupo inovador

Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Categoria Liderança emergente

Álvaro Bufarah Júnior – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (SP)

Categoria Maturidade acadêmica

Valci Regina Mousquer Zuculoto – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A premiação será no 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Univali – Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú (SC), entre os dias 3 e 6 de setembro de 2024.


Quem é Valci Zuculoto

Professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Jornalista graduada (UFRGS), Pós-Doutora (EcoPós/UFRJ) e Doutora em Comunicação (PUCRS). Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (ALCAR), secretária de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), diretora do Sindicato dos Jornalistas de SC, conselheira da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). Coordenadora-adjunta da Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Integra a coordenação da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA) e coordena a webemissora Rádio Ponto UFSC. Foi coordenadora do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom É uma das líderes do GIRAFA – Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (certificado no CNPq). Em 2017, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão da Intercom – categoria liderança emergente.