Você está visualizando atualmente Razón y Palabra prepara edição sobre Comunicação, Negacionismo, Ideologia e Ciência

Razón y Palabra prepara edição sobre Comunicação, Negacionismo, Ideologia e Ciência

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Imagem: Betania Maciel da rede Folkcomunicação

A revista internacional Razón y Palabra (https://www.revistarazonypalabra.org/), está organizando um dossiê temático com o objetivo de publicar reflexões e pesquisas sobre a Comunicação, Negacionismo e Ciência. A organização do dossiê está a cargos das professores Betania Maciel (Rede Folkcom), Edna Mello (Rede Alcar), Janaína Antunes (Rede ABCiber), Gerson Luiz martins (ABEJ) e Maurício Silva (ABPEducom), todos são também membros da Comissão de Internacionalização da federação das Sociedades Científicas em Comunicação SOCICOM.

A revista Razón e Palabra é considerada a primeira revista científica web em Espanhol dedicada a questões de Comunicação. Desde 1996 tem sido publicada continuamente no ciberespaço. Foi criada no campo de pesquisa acadêmica no campus Tecnológico de Monterrey, Estado do México. De acordo com o site da revista trata-se de um espaço digital plural, inclusivo, aberto, tolerante, sem fins lucrativos, livre de interesses políticos ou partidários de qualquer natureza. Tem como missão contribuir para a geração de conhecimento produtivo para comunicologia possível. “Razão e Palavra é um espaço aberto ao encontro do diálogo produtivo do ser e sua história”.

De acordo com a professora Betania Maciel o dossiê organizado pelos brasileiros sobre Comunicação, Negacionismo, Ideologia e Ciência vai compor o volume 27 de número 113, que será publicada em setembro de 2022. “foi aberta uma chamada pública para dar oportunidade a todos pesquisadores de uma área ampla abrindo para temas com a interculturalidade, folkcomunicação, entre outras.” Outros temas como a saúde e direitos humanos, o direito a saúde e o direito de ir e vir, inovação e tecnologia da informação, fake news, políticas e práticas de acesso aberto, a comunicação organizacional e as organizações como elas se colocaram durante a pandemia também foram trabalhados. A chamada recebeu mais de 60 trabalhos e serão selecionados de acordo com as dez eixos temáticas:

1) Interculturalidade nos meios de comunicação massiva e redes sociais;
2) Expressões da Folkcomunicação no contexto da pandemia da COVID-19;
3) Políticas de Comunicação no contexto da pandemia da COVID-19;
4) Formação em Comunicação e Políticas de desenvolvimento;
5) Ciberativismo, Cultura Digital e Rede Sociais;
6) Jornalismo e divulgação científica no contexto da pandemia de COVIS-19;
7) Comunicação, informação e saúde como direitos humanos;
8) Comunicação Organizacional no contexto da pandemia de COVID-19;
9) Inovação e Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto pandêmico;
10) Políticas e práticas de acesso aberto na ciência e na cultura.

A avaliação contou com dois pareceristas para cada artigo, realizada pela plataforma OJS, com a participação de avaliadores em português e espanhol. Os artigos foram recebidos em português e espanhol. Para a professora Betania Maciel, o qualis da revista , que na última avaliação pontuou A3 preserva a qualidade e garante que processo é todo realizado por pareceristas cegos, respeitando todos os critérios e normas acadêmicas, que atestam a qualidade dos trabalhos publicados.