Você está visualizando atualmente Alcar realiza XIV Encontro Nacional de História da Mídia

Alcar realiza XIV Encontro Nacional de História da Mídia

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Evento acontece entre os dias 2 e 4 de agosto de 2023, em Niterói (RJ).

Por Gracielle Nocelli

O XIV Encontro Nacional de História da Mídia será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto de 2023 nas novas instalações do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. O prazo para a submissão de trabalhos está aberto e segue até o dia 15 de maio. Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) do IACS, o encontro terá como tema “Democracia, História e Anistias nas Memórias das Mídias”. De acordo com a coordenadora nacional do evento, Rachel Bertol, o tema escolhido dialoga com o momento vivido pela sociedade. “Após um período em que os dirigentes em nível federal apostaram na desinformação e no negacionismo como moeda política, precisamos, mais do que nunca, falar da nossa história e da maneira como a mídia e o jornalismo contribuem para nossa compreensão da realidade.” Para Bertol, o  XIV Encontro Nacional de História da Mídia representa a possibilidade de aprofundar o debate público no país a partir das investigações no campo da Comunicação. “Temos tendência a deixar no esquecimento, períodos turbulentos de nossa história, como se isso pudesse resolver os problemas ou as injustiças cometidas”, analisa. “Sabemos que isso não funciona. Por isso, espero que o Congresso proporcione a oportunidade de discutir de forma aberta (e sem ódios) os dilemas de nossa história.” O encontro é direcionado para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais interessados nos estudos de história da mídia.  O prazo para as inscrições dos congressistas será comunicado em breve. O site do evento com informações já pode ser acessado.

Edição marca retorno presencial 

Os encontros nacionais de História da Mídia são organizados a cada dois anos. O último evento, realizado em 2021, foi promovido on-line para garantir o distanciamento social e a segurança de participantes e convidados em meio ao período mais crítico da pandemia da Covid-19. A edição deste ano marca o retorno das atividades presenciais. “Durante o período de isolamento, não deixamos de promover nossos eventos – tanto os regionais, quanto o nacional – adaptando-os ao modo remoto”, recorda a diretora científica da Alcar, Valci Zuculoto. “Esta edição será histórica. Voltaremos à realização totalmente presencial, após a Alcar ter completado 20 anos em 2021.” Ela destaca que, em duas décadas de existência, a Associação tem cumprido o papel de ampliar o debate sobre a comunicação e lutar contra o apagamento da história da mídia. “Retornaremos às atividades presenciais após tempos contemporâneos tão trágicos, marcantes e decisivos, tempos em que a comunicação, o jornalismo, as mídias cada vez mais adquirem centralidade na construção social das nossas realidades.”

Regras para a submissão de trabalhos

No dia 15 de março, foi aberto o prazo para a submissão de trabalhos que serão apresentados durante o  XIV Encontro Nacional de História da Mídia. Pesquisadores, professores, professores e estudantes podem encaminhar as propostas de artigo, de acordo com os Grupos Temáticos (GTs) do evento. No caso dos graduandos, é obrigatória a realização do trabalho em conjunto com um orientador. Todos os trabalhos devem  ser enviados no template da Alcar, nas versões em Word e PDF, para o e-mail do GT correspondente, com cópia para a coordenação científica do evento (cientificoAlcar23@gmail.com),  até o dia 15 de maio. Os artigos devem ser redigidos seguindo as regras da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os aceites serão comunicados pela organização até o dia 12 de junho. Para garantir a publicação nos anais do evento, o autor deverá realizar a inscrição no evento até o dia 3 de julho. A seguir a lista de e-mails de cada GT do evento: 

História do Jornalismo:
gthistoriadojornalismoalcar@gmail.com;

História da Publicidade e das Relações Públicas:
gthistoriadapublicidadealcar@gmail.com;

História da Mídia Digital:
gthistoriadamidiadigitalalcar@gmail.com;

História da Mídia Impressa:
gtmidiaimpressaalcar@gmail.com;

História da Mídia Sonora:
gthistoriadamidiasonoraalcar@gmail.com;

História das Mídias Audiovisuais:
gthismidiaaudiovisualalcar@gmail.com;

História da Mídia Visual:
gthistoriadamidiavisualalcar@gmail.com;

História da Mídia Alternativa:
gthismidiaalternativaalcar@gmail.com;

Historiografia da Mídia:
gthistoriografiadamidiaalcar@gmail.com.

Prêmio José Marques de Melo 

Os estudantes de graduação poderão concorrer ao Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, exposição de trabalhos científicos vinculada ao evento. De acordo com a organização, a premiação almeja fomentar o desenvolvimento de projetos acadêmicos com foco na memória dos meios de comunicação do país. Para concorrer ao prêmio, o autor deve acrescentar ao artigo uma nota de rodapé informando “Trabalho concorrente ao Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia”.