No momento, você está visualizando ALCAR tem novas diretorias que estavam vagas

ALCAR tem novas diretorias que estavam vagas

  • Autor do post:

Ranielle Leal Moura é a vice-presidenta, Juliana Gobbi Betti a Diretora Científica e Luciano Klöckner o Diretor do Comitê Regional Sul

A ALCAR elege novas diretorias, cujos cargos estavam vagos. Para vice-presidenta foi eleita Ranielle Leal Moura (NUJOC-UFPI), que estava como Diretora Científica da ALCAR (2023-2027) e já foi coordenadora do Grupo Temático – GT História da Mídia Impressa da entidade. A vice-presidenta da associação é professora e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo da Universidade Federal do Piauí e Diretora Técnica do Instituto de Comunicação e Cultura do Piauí (ICC-PI). O cargo era ocupado pelo professor e pesquisador Igor Sacramento (in memoriam) que faleceu em 21 de abril de 2025, em Paris.

No cargo de Diretora Científica assume a jornalista Juliana Gobbi Betti (UFOP) que está como coordenadora do Grupo Temático – GT História da Mídia Sonora da ALCAR e faz parte da Comissão de Assessoramento à Diretoria Científica, Presidência e Vice-Presidência da entidade. Atualmente, Juliana é pesquisadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e é coeditora da Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora.

Para o cargo em vacância de Diretor do Comitê Regional Sul foi eleito o professor doutor e pesquisador Luciano Klöckner (PUCRS) que já integrou a coordenação do Grupo Temático – GT História da Mídia Sonora da ALCAR por duas vezes. Na ALCAR também compõe a Comissão de Assessoramento à Diretoria Científica, desde 2020. Luciano ainda integra o Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio da Universidade Federal de Santa Catarina, GIRAFA/UFSC/CNPq. Até a assembleia extraordinária o cargo era ocupado pelo professor doutor Paulo Cajazeira (UFPel).

A escolha da nova diretoria e a posse ocorreram em Assembleia Geral Extraordinária, realizada de forma on-line, na noite de 4 de agosto, convocada pela diretoria deliberativa, conforme o estatuto. No encontro, os associados aprovaram por unanimidade os nomes indicados aos dois cargos em vacância na diretoria da ALCAR e a substituição da Diretoria Científica. 

Sobre a Assembleia Extraordinária

A Assembleia dos associados, órgão decisório máximo da ALCAR, é composto por todos os associados.

De acordo com o parágrafo 2º do Estatuto da ALCAR, cabe à Assembleia dos Associados, reunidos extraordinariamente, eleger o substituto para cumprimento do período do mandato. Nesse caso, para o período remanescente do mandato da diretoria atual, gestão 2023-2027.

Currículo das novas(os) diretoras(es)

Ranielle Leal Moura, vice-presidenta

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, com bolsa integral da CAPES e estágio doutoral realizado na Universidade Fernando Pessoa, em Porto, Portugal, em 2018. Possui Mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2011) e MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ, 2009). É psicóloga formada pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA, 2025) e jornalista graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2007/2). Atual Diretora Científica da associação brasileira de pesquisadores de história da mídia –ALCAR e já foi coordenadora do Grupo Temático – GT História da Mídia Impressa da entidade. Atualmente, também desempenha as funções de Diretora Técnica do Instituto de Comunicação e Cultura do Piauí (ICC-PI). É Professora/Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo da Universidade Federal do Piauí. Atua, ainda, como Gerente de Marketing e Comunicação da Costa e Medeiros Ltda e é sócia administradora da empresa Base Consultoria Empresarial e Atuarial Ltda. E já foi Coordenadora de Comunicação Social do Ministério Público do Estado do Piauí (2011-2013).

Currículo Latteshttps://lattes.cnpq.br/6262778175482555

Juliana Gobbi Betti – Diretoria Científica 

É Doutora e Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduada em Filosofia e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pesquisadora pela Universidade Metodista de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde atua como pesquisadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É coeditora da Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora (2024 – atual). É coordenadora do Grupo Temático – GT História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) e faz parte da Comissão de Assessoramento à Diretoria Científica, Presidência e Vice-Presidência da entidade. Também integra a coordenação do Grupo de Estudos Comunicação e Epistemologias Feministas (GECEF/UFOP) e da Pesquisa Nacional Coletiva “A história das mulheres no rádio brasileiro – revisão do relato histórico”. É integrante, ainda, do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (GIRAFA/UFSC/CNPq), do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP), do Coletivo ComFreire: estudos por uma comunicação emancipatória (UFSC/UnB) e o Observatório da Região Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências. Atualmente, é bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e/ou Inovação (BDCTI) da FAPEMIG no projeto “Metodologias de pesquisa para os estudos radiofônicos mineiros sob a perspectiva de gênero”.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964255645115572

Luciano Klöckner – Diretor Regional Sul

Jornalista, professor e pesquisador, Doutor, pela PUCRS, e PhD em Comunicação Social, pela Universidade de Coimbra, Portugal. Já integrou a coordenação do Grupo Temático – GT História da Mídia Sonora da ALCAR por duas vezes. Na ALCAR, atualmente, compõe a Comissão de Assessoramento à Diretoria Científica, desde 2020. Dedica-se aos estudos históricos e contemporâneos das mídias sociais sob o ponto de vista da Nova Retórica e do Jornalismo Protagonista, e, mais recentemente, pesquisa os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na comunicação. Integra o Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio da Universidade Federal de Santa Catarina, GIRAFA/UFSC/CNPq. Também é voluntário em instituições sociais, entre as quais, o Instituto Guarida, Instituto Atlas e Hospital São Lucas, da PUCRS. Tem vários artigos e livros publicados, destacando-se: “A notícia na Rádio Gaúcha – orientações básicas sobre texto, reportagem e produção”; “O Repórter Esso- a síntese radiofônica mundial que fez história”; “Segunda Legalidade, registros históricos e jornalísticos”; e “Nova Retórica e Rádio Informativo, estudo das programações das emissoras TSF, de Portugal, e CBN, do Brasil”, além de escrever publicações voltadas para as crianças.

Currículo Latteshttps://lattes.cnpq.br/1909821632399510