No momento, você está visualizando Congresso da ALAIC volta à Argentina, 18 anos depois, de olho no futuro e na democracia da AL

Congresso da ALAIC volta à Argentina, 18 anos depois, de olho no futuro e na democracia da AL

  • Autor do post:

Que legado um evento científico deve deixar para a sociedade, particularmente em momentos sensíveis do ponto de vista econômico, social e político? A organização do XVI Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação – ALAIC 2022 (26 a 30 de setembro, em Buenos Aires) espera que o encontro deixe contribuições sociais e políticas que promovam a ciência, tecnologia e inovação e também a democracia e o respeito aos Direitos Humanos dentro e fora da América Latina.

O evento volta à Argentina depois de 18 anos. Em 2004, La Plata sediou o sétimo congresso da ALAIC. Em 2022, a expectativa é reunir em torno de 1 mil pesquisadores de cerca de 20 países de dentro e de fora da AL, diz Fernando Oliveira Paulino, vice-presidente da ALAIC e presidente da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (SOCICOM).

Os trabalhos estão distribuídos em 19 Grupos Temáticos. O tema central do encontro é A comunicação como um bem público global: novas línguas críticas e debates para o futuro, escolhido “em função da relevância deste debate aumentado pelos impactos da pandemia sanitária e da pandemia política de estímulo à autocratização que ainda vigoram em muitos lugares do planeta”, explica Paulino.

Além disso, é também objetivo do congresso promover interações que estimulem a qualificação acadêmica e o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na AL. Paulino destaca o desafio de uma tarefa compartilhada de organizar um evento deste porte, realizado em modo presencial e virtual.

“Em função dos efeitos da pandemia e das dificuldades de acesso a recursos, tem sido desafiador não apenas estimular a participação presencial, como também oferecer condições para o acompanhamento e a apresentação de trabalhos de maneira virtual por parte de pessoas que enfrentam dificuldades para ir presencialmente a Buenos Aires”, explica.

“Diferentemente de outros congressos internacionais, mantivemos nossa opção de apresentações síncronas, algo que possibilita maior interação”, completa Paulino. Segundo ele, somando Diretoria da ALAIC, integrantes da Comissão Organizadora Local vinculados à Federación Argentina de Carreras de Comunicación Social (Fadeccos) e à REDCOM (Red de carreras de comunicación social y periodismo), integrantes das Universidades e das entidades parceiras, cerca de cem pessoas estão envolvidas no poio e infraestrutura do evento.

Desde 1994, 10 países latino-americanos já sediaram o Alaic: Brasil (1998, 1998, 2006), México (1992, 2008, 2016), Argentina (2004, 2022), Colômbia (2010, 2020), Chile (2000), Venezuela (1996), Uruguai (2012), Bolívia (2002), Peru (2014) e Costa Rica (2018).