Nova Rede reúne pesquisadoras e pesquisadores da ALCAR, AsHisCom e RELAHM
Três sociedades científicas se unem e criam a Rede Iberoamericana de História dos Meios. Fazem parte pesquisadoras e pesquisadores da ALCAR – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Brasil), AsHisCom – Associación de Historiadores de la Comunicación (Espanha e Portugal) e da RELAHM – Rede Latinoamericana de História da Mídia (América Latina). Na fundação da rede, as associações científicas foram representadas pelas pesquisadoras Valci Zuculoto, presidenta da ALCAR, Marialva Barbosa, ex-presidenta da ALCAR e ex-coordenadora da RELAHM, e Concha Langa Nuño, presidenta da AsHisCom.
Marialva Barbosa destaca que a Rede Iberoamericana destina-se a aglutinar pesquisadoras e pesquisadores que “estudam aspectos históricos dos meios de comunicação, para que a história seja uma temática estratégica aos estudos da área, entendida não apenas como o estudo do passado, mas do contemporâneo também numa dimensão histórica.”
Uma das propostas da nova Rede é realizar um evento a cada dois anos, reunindo estudiosos(as) da Ibero-América. O 1º Congresso Iberoamericano de História dos Meios e da Comunicação já está previsto para ser realizado pelo PPGCOM/UFRJ e FIOCRUZ, no Rio de Janeiro, em setembro de 2025.
Marialva informa que também pretende organizar dossiês para divulgação dos estudos e produzir pesquisas coletivas integradas em redes de diversos países. O grupo planeja, ainda, lançar uma edição especial da Revista Brasileira de História da Mídia da ALCAR (RBHM), com autores e autoras convidados(as), por país. Além destas, outra iniciativa será a criação de uma página on line para dar visibilidade às pesquisas e aos encontros científicos da nova Rede.
A formação da Rede Iberoamericana de História dos Meios também será marcada por divulgação no 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado na Univali – Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú, SC, de 3 a 6 de setembro próximo.