No momento, você está visualizando XV Encontro Nacional de História da Mídia fecha com balanço positivo

XV Encontro Nacional de História da Mídia fecha com balanço positivo

  • Autor do post:

O evento, realizado de 27 a 29 de agosto, na UFOP, de Mariana, teve 314 inscritos, presença de mais de 400 pessoas e apresentação de 182 artigos.

O XV Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2025 ocorreu no ICSA – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal de Ouro Preto, de Mariana (MG), alcançando êxito e qualidade em todas as atividades promovidas. A programação foi composta por conferência, palestras, mesas-redondas, minicursos, nove Grupos Temáticos com apresentação de trabalhos, lançamento de livros, Prêmio José Marques de Melo para estudantes de graduação e assembleia de associados e associadas da ALCAR.

Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), foi organizado sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP. O tema geral, “Revisões Críticas da História: comunicação, território e decolonialidade”, permitiu a troca de conhecimentos sobre história da mídia em diferentes espaços de debate, organizados com carinho e competência pela comissão local – professores, estudantes da graduação e pós-graduação e servidores da UFOP – em conjunto com a diretoria da ALCAR.

O evento, que se caracteriza por afetos e compartilhamento de experiências e pesquisas, teve 182 artigos apresentados nos nove Grupos Temáticos (GTs) nacionais da ALCAR, 314 inscritos, 61 participantes em seis minicursos e cerca de 400 pessoas, entre congressistas e convidadas, assistindo as palestras, debates, apresentações de trabalho e demais atividades. É possível conferir programação completa promovida em https://alcarnacional.com.br/

O XV Encontro começou na manhã de 27 de agosto com reunião das coordenações de Grupos Temáticos da ALCAR. À tarde, ainda no pré-evento, ocorreu o “Encontro da Rede Iberoamericana de História dos Meios”, que reúne pesquisadoras(es) da ALCAR e AsHisCom – Associación de Historiadores de la Comunicación (Espanha e Portugal). Também à tarde foram realizados os seis minicursos.

Abertura e homenagem a Igor Sacramento

A abertura oficial do ALCAR 2025 aconteceu à noite, com a mesa solene e a cerimônia de homenagem a Igor Sacramento (in memoriam), com a exibição de um vídeo sobre o legado do nosso ex-vice-presidente. O vídeo, que está disponível no site da ALCAR (https://redealcar.org/video/), emocionou a plateia ao lembrar a pessoa e a trajetória intensa do pesquisador Igor, que partiu tão jovem. E ao encerrar com a reflexão: “Muitos pensam que valorizar as memórias é um viver apegado ao que não volta mais. Felizes aqueles que festejam os seres que já partiram e se alimentam do amor sempre vivo. As pessoas podem partir para outra dimensão, mas o amor nos alimenta em vida. As lembranças também”, conforme trecho do livro “Afetos de mãe: amor, morte e vida”, de Sônia Caldas Pessoa. Na cerimônia, realizou-se também o lançamento do “Prêmio Igor Sacramento de Pesquisa”, destinado a artigos de mestrandos(as) e doutorandos(as) ou recém pós-graduados(as).

A professora Joana Maria Pedro (UFSC) proferiu a Conferência de Abertura, intitulada “Mulheres inventadas pela mídia e sua atuação: História e subjetividades”.  Ela relembrou que no início do século XIX as histórias das mulheres, em sua maioria, eram autobiográficas.

Ao citar a escritora Virginia Woolf, Joana Maria Pedro descreveu que hoje as mulheres estão focadas na exploração do mundo real delas próprias. Também destacou que, infelizmente, a precarização e pejotização do trabalho são problemas que afetam as mulheres, assim como o a misoginia presente nas redes sociais. Ao final, mencionou Simone de Beauvoir: “Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Estes direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.”

Combate à desinformação e revisão crítica da história

No segundo dia, 28 de agosto, as atividades começaram de manhã com duas mesas: “Usos do passado: reescritas necessárias e o combate à desinformação” e “Comunicação, território e extrativismo: uma década de acontecimentos-limite em MG”. À tarde houve a apresentação de trabalhos nos nove Grupos Temáticos e às 18 horas, a Roda de conversa “Por uma revisão crítica da história da mídia na perspectiva de gênero e suas interseccionalidades”. Logo após, às 19h30, no saguão do ICSA, ocorreu a sessão de lançamento de 14 livros.

União da ALCAR: “Ninguém larga da mão de ninguém”.

No último dia pela manhã, deu-se a segunda parte das apresentações nos GTs. Às 14 horas, iniciou a Assembleia de associados(as) da ALCAR que debateu e  aprovou diversos pontos de pauta como o Relatório de Atividades da Diretoria da entidade e a Prestação de Contas dos primeiros dois anos da gestão atual, Planejamento Orçamentário para 2026,  novas diretorias eleitas que assumiram cargos em vacância, o reajuste das anuidades e, ao final, a moção de aplausos para a UFOP que organizou o ALCAR 2025. Na ocasião, a presidenta Valci Zuculoto agradeceu a todos(as) participantes, às comissões locais do evento e à diretoria da Associação pelo empenho e qualidade na organização do Encontro. E enfatizou que os eventos da ALCAR são um sucesso, pois todos(as) trabalham coletivamente e “ninguém larga da mão de ninguém”.

O XV Encontro Nacional encerrou com a cerimônia do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, destinado a aos estudantes de graduação e conduzido pela coordenadora Talita Magnolo (UFJF), com a entrega dos prêmios ao 1º, 2° e 3º lugares, e duas menções honrosas.

1º colocado:

Artigo: Táticas de Comunicação Digital da Extrema Direita Brasileira Pós-2016: uma análise em 3 pontos

Autor: Enzo Feital Ribeiro

Orientadora: Marialva Carlos Barbosa

Instituição: UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

2º colocado:

Artigo: Desordem e regresso: A mídia na formação da memória sobre o campo de concentração Krenak em Resplendor (MG)

Autores(as): Mariana Santos Xavier e André Manteufel

Orientadora: Deborah Luísa Vieira dos Santos

Instituição: UNIVALE – Universidade Vale do Rio Doce

3º colocado:

Artigo: Vinte e Cinco de Março: O papel da mídia abolicionista em Campos dos Goytacazes

Autor: João Pedro Mendes Dias

Orientadora: Cristine Gerk Carneiro

Instituição: UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Menções honrosas:

Artigo: Vanguardas no pântano: disjunção, isolamento e assombrologia na Raposa Magazine (1980-1983)

Autor: Francisco Camolezi Melo

Orientadora: Myrian Del Vecchio-Lima

Instituição: UFPR – Universidade Federal do Paraná

Artigo: Fantasmas ditatoriais encarnados em obras contemporâneas: assombros da ditadura-civil militar brasileira visados artisticamente

Autora: Sarah Elisa Carvalho Moreira

Orientadora: Ana Carolina Lima Santos

Instituição: UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto

Saiba mais detalhes

No site da ALCAR: https://redealcar.org/ e nas redes sociais da Associação, no Instagram e Facebook. 

Foto: Noite de abertura do ALCAR 2025, em 27 de agosto, com a conferencista doutora Joana Pedro (7ª da esquerda para direita)