No momento, você está visualizando Conselheira fiscal da ALCAR empossada como representante do Comep da EBC

Conselheira fiscal da ALCAR empossada como representante do Comep da EBC

  • Autor do post:

Cárlida Emerim afirma que o Comitê Editorial e de Programação quer ampliar a comunicação pública voltada à diversidade e à inclusão 

A conselheira fiscal da ALCAR Cárlida Emerim foi empossada como representante da comunidade científica e tecnológica do Comitê Editorial e de Programação (Comep) de participação social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para o mandato de dois anos. Ela ocupa o cargo como suplente da titular Juliana Doretto, diretora administrativa da SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores.

Cárlida e Juliana pretendem fortalecer as bases dos comitês de participação social e construir um percurso que permita a ampliação da comunicação pública voltada para a diversidade e a inclusão dos brasileiros. A pesquisadora também destaca a importância da mídia participativa e cidadã no processo de consolidação da comunicação pública para e pela democracia.

No início de julho aconteceram as duas primeiras reuniões extraordinárias dos dois comitês de participação social da EBC. No dia 8, a do Comitê Editorial e de Programação (Comep) e no dia 9 a do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI). Na pauta, a posse dos integrantes titulares e suplentes e a eleição das presidências de cada Comitê. Organizadas via videoconferência, as duas reuniões foram conduzidas pela assessora especial de Participação Social e Diversidade da EBC, Eloisa Galdino, que, depois de dar posse aos membros e realizou a eleição de cada presidência e encaminhou o processo para os respectivos eleitos. 

A finalidade do Comep é promover a participação da sociedade civil no acompanhamento da aplicação dos princípios previstos em lei para o sistema público de radiodifusão e comunicação federal, observada a pluralidade da sociedade brasileira, conforme Decreto nº 12.005, de 23 de abril de 2024.

A eleição dos comitês foi em novembro de 2024. Os comitês resultam da luta para retomar a participação da sociedade civil na gestão da EBC, que foi extinta em 2016 pelo então governo Michel Temer.